Clínica de estética BH|Clínica de Estética em belo horizonte | Criolipólise bh | Drenagem Linfática
daybydayestetica.com, ricardoplastica.com

ANTIOXIDANTES

A importância dos antioxidantes está justamente no fato de que estes são capazes de regular a quantidade dos radicias livres no organismo. Classificados em:

✔️Hidrofílicos (solúveis em água), reagem com oxidantes no citosol celular (líquido do citoplasma celular) e no plasma sanguíneo.

✔️Hidrofóbicos (solúveis em lipídios) que protegem as membranas celulares da peroxidação lipídica.

Podem ser sintetizados no organismo (enzimas antioxidantes – catalase e a glutationa) ou obtidos através de uma dieta rica em alimentos com estas substâncias.

Os radicais livres, agentes oxidantes, são moléculas instáveis e que apresentam um elétron que tende a se associar de maneira rápida a outras moléculas de carga positiva com as quais podem oxidar. Travam reações químicas de transferência de elétrons (oxi-redução) com células vizinhas para tentar atingir a sua estabilidade. São fundamentais para nossa saúde de forma equilibrada.

A  oxidação constante leva a peroxidação lipídica, destruição dos ácidos graxos polinsaturados dos fosfolipídeos que compõem as membranas celulares, o que altera a sua estrutura e permite a permeabilidade de espécies tóxicas, liberando os ácidos graxos não saturados com ações deletérias dos peróxidos lipídicos, por sua vez, está associada ao desenvolvimento de:

✔️Oxidação das proteínas e lipídeos,

✔️Mutações no DNA.

✔️Aumento da proliferação celular (tumores).

✔️Formação de resíduos químicos;

✔️Doenças cronicas: aterosclerose, diabetes, hipertensão e até mesmo a obesidade.

✔️Doenças degenerativas: Alzheimer, Parkinson e alguns tipos de câncer

✔️Além de comprometer a matriz extracelular (colágeno, elastina), acelerando o processo de envelhecimento.

Uma alimentação rica em antioxidantes encontrados em frutas e verduras com grandes concentrações de vitaminas A, C ou E, assim como o betacaroteno, minerais, como o selênio e o zinco, e aminoácidos, como cisteína e glutationa é fundamental para a saúde, além de reduzir o riscos para estas doenças citadas acima.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *